terça-feira, 28 de outubro de 2008

Museu Cluny




Museu Cluny

O museu Cluny encontra-se instalado em dois edifícios: as termas Galo-Romanas
e ao Hotel de Cluny, construído em 1334. Antes de ser museu este edifício era uma universidade, centro de estudo e moradia”, após a sua utilização também serviu como “casa de banhos”. Sendo confiscado pelo estado em 1793.
O museu está dividido nos seguintes departamentos: Antiguidade e inicio da Idade Média, Mundo Românico; Tapeçarias, Tecidos e Bordados; Escultura Gótica; Pinturas, Miniaturas e Vitrais; Marfim e Ourivesaria; para além destes o museu também contém outras colecções emprestadas de grandes museus de França, Europa e América.

História e Arquitectura:

No início o edifício era uma universidade que servia como centro de estudo e moradia. O colégio foi construído no século XIII e no século XV pelo abade de Cluny (daí o nome) e Jacques d’Ambroise, incluindo elementos góticos e renascentistas. Anos atrás o edifício serviu para várias finalidades e entre seus ocupantes estiveram Maria Tudor e o Cardeal Mazzarino. Sendo confiscado pelo estado em 1793. No núcleo inicial do museu está instalada uma grande colecção de peças medievais e renascentistas de Alexandre de Sommerard que se tinha mudado para lá em 1833. A colecção foi adquirida pelo estado aberta ao público no ano seguinte. A configuração do interior ainda é a mesma da época de sua construção, e o conjunto é um dos mais significativos exemplos de arquitetura do fim da Idade Média em Paris.
As Termas Galo-Romanas são um dos mais importantes sítios arqueológicos romanos em solo francês remanescentes de um tempo, em que se desenvolvia em Paris uma grande cidade, com imponentes monumentos e villas aristocráticas. Parte do edifício está em um estado bastante razoável de conservação em virtude de seu uso continuado ao longo de toda a Idade Média, servindo a diferentes usos após sua desactivação como casa de banhos. Divide-se em três espaços principais: O antigo frigidarium (anexado ao Hôtel), uma calda e um caldarium, estes últimos em estado de ruína parcial, mantendo ainda as paredes e fragmentos decorativos como mosaicos. O complexo é completado por um jardim de 5 mil m² que recria em uma interpretação livre o espírito dos jardins medievais.

9 comentários:

Anónimo disse...

Vocês numa aula falam de 2 museus quando só há 4 museus para falar??!!
Pela minha (fraca) matemática faltam-vos 2 museus e o que é que vão fazer com o blog???

Os grandes museus de Paris disse...

Calma x'D
Bem, neste momento ainda estamos em fase de pesquisa, os quatro museus têm bastante informação para tratar, por isso fizemos apenas pequenas introduções a cada museu. São SÓ introduções.
Eu (Clara), não consegui acabar a introdução ao museu Louvre por isso na proxima semana é que postarei a dita introdução.
Na próxima semana falaremos sobre a história de cada museu.
Peço que sejam pacientes, não temos grande experiência a fazer trabalhos por isso agradeco compreensão.

Cumprimentos.

(Clara)

Anónimo disse...

Ó "Clara" lê bem o teu trabalho!!!!!!!!!!!
Para publicares uma porcaria mal feita e cheia de erros e repetida k eu saiba o museu D'Orsay é diferente do Cluny!!!!!!!!
Onde e k está tua "colega Bárbara" pk tu e k tás sempre a responder a tudo??????????
Atrasada!!!!!!!!!!!!!!!!!

Os grandes museus de Paris disse...

Olha calminha aí, somos gente civilizada escusas de começar a mandar vir, sim?
A Bárbara não tem internet, daí ser eu a responder sempre aos comentários.
Reparei agora nos erros do trabalho, e na proxima semana a Bárbara irá corrigir tudo, certamente.
Peço imensas desculpas a todos, mas agradeço que não me culpem a mim porque o erro não foi meu.

**

Anónimo disse...

Deves...

*B_L* disse...

Acho que fizeram uma introdução muito interessante!!!!!!!!! Mas enganaram-se um pouco(repetiram o museu Cluny).
Espero ver mais sobre este trabalho muito interessante!!!
(Barbara S.)

Voaridase disse...

Mesmo fixe! Vou ficar atento ao blog.

Os grandes museus de Paris disse...

É assim eu (bárbara)estou farta de comentários negativos se tens algo a dizer diz de uma forma correcta .
estou farta que venham para aqui comentar e nem saibam do que estão a falar e o "anónimo" não deve ter mais nada para fazer para estar aqui sempre a rebaixar os outros!
portanto vê se te acalmas!
assi:Bárbara!!!!!

Anónimo disse...

ó clara e barbara não sabia que o museu cluny e o museu louvre tinham exactamente a mesma fachada. por favor se querem copiar ao menos vejam o que fazem!