terça-feira, 4 de novembro de 2008
História do Museu do Louvre
Na próxima semana irei postar imagens e a informação acerca da história do museu Picasso.
O Louvre, desde os seus primeiros tempos, tem vindo a sofrer constantes modificações na sua gradual evolução.
O palácio, onde se encontra o museu, foi construído no lado oeste de Paris, no século
XII, durante o reinado de Philippe Auguste. Para proteger a cidade dos ataques dos Vikings, construiu-se uma muralha que rodeava Paris, e, para reforçar as defesas, construiu-se uma fortaleza, que até aos dias de hoje se conhece como Louvre.
Mais tarde, no século XIV, pouco tempo após a Guerra dos Cem Anos, era necessário um maior e melhor número de defesas para Paris. Ettiene Marcel iniciou a construção de novas muralhas, que, no reinado de Charles V, foram finalizadas. As muralhas albergavam os bairros junto da margem direita do rio Sena, por isso, com a expansão da cidade o Louvre perdeu gradualmente a sua função defensiva.
Ainda no reinado de Charles V, o seu arquitecto, Raymond du Temple, iniciou a modificação da antiga fortaleza, transformando-a num sumptuoso palácio, decorado com esculturas, pinturas e ricas tapeçarias.
Após a morte de Charles V, François I decidiu passar a viver em Paris. O palácio do Louvre, que na altura era medieval, foi, então, demolido e transformado num Louvre renascentista.
As transformações no Museu nunca cessaram, e a antiga fortaleza medieval acabou por se modificar e transformar num grande complexo de “prédios” dedicados inteiramente à cultura.
Museu Picasso
O Museu Picasso encontra-se alojado no Hotel Salé, construído em 1656, em Marais, um dos “bairros” históricos de Paris. Antes de o museu se ter instalado no Hotel, este já era bastante famoso. Foi “alugado” ao embaixador de Veneza e tornou-se a Escola Central de Arte e Fabricação. Por fim, o Hotel ficou a cargo do estado em 1975. A restauração do museu ficou completa em 1985.
Muitos dos trabalhos de Pablo Picasso foram direccionados para França, por isso o governo francês decidiu criar um museu para as obras do artista, pintor escultor e poeta.
Hoje o museu alberga 203 pinturas, 191 esculturas 85 cerâmicas e mais de 3000 desenhos, gravuras e manuscritos. Para além da colecção de Picasso, o museu contém também outras colecções tais como as de Cézanne e Matisse.
Site oficial - www.musee-picasso.fr/
Museu Louvre
O Museu do Louvre, um dos maiores museus do mundo, aberto desde 1793, é grandioso e de visita obrigatória para os amantes da Arte. Localiza-se em Paris, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli. É um museu mundialmente conhecido, e recebe cerca de 6 milhões de visitantes por ano. Encontra-se em inovação e evolução há 200 anos.
O Palácio do Louvre abriga o museu, onde se encontram obras muito importantes e de valor inestimável, tais como a Mona Lisa e a Vénus de Milo, e grandes colecções, como a do Egipto, da Arte Islâmica, Grega, Etrusca e Romana. O museu inclui também esculturas, artes decorativas, pinturas e desenhos.
O Museu do Louvre possui mais de 380 mil obras de arte, e, como tal, para uma observação minuciosa de todo o Museu e das suas obras, poderiam levar anos até concluir a visita.
Site oficial - http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp