terça-feira, 28 de outubro de 2008

Museu D'Orsay



Museu D’Orsay

O museu D’Orsay situa-se na margem esquerda do Rio Sena, Paris. Antes de ser um museu era uma estação ferroviária, um palácio”Palais D’Orsay”, centro de correios.
Como obras tem: obras Impressionistas e sobre a segunda Republica , abrangendo várias vertentes de artes plásticas como a pintura, a escultura, a fotografia…

Museu Cluny




Museu Cluny

O museu Cluny encontra-se instalado em dois edifícios: as termas Galo-Romanas
e ao Hotel de Cluny, construído em 1334. Antes de ser museu este edifício era uma universidade, centro de estudo e moradia”, após a sua utilização também serviu como “casa de banhos”. Sendo confiscado pelo estado em 1793.
O museu está dividido nos seguintes departamentos: Antiguidade e inicio da Idade Média, Mundo Românico; Tapeçarias, Tecidos e Bordados; Escultura Gótica; Pinturas, Miniaturas e Vitrais; Marfim e Ourivesaria; para além destes o museu também contém outras colecções emprestadas de grandes museus de França, Europa e América.

História e Arquitectura:

No início o edifício era uma universidade que servia como centro de estudo e moradia. O colégio foi construído no século XIII e no século XV pelo abade de Cluny (daí o nome) e Jacques d’Ambroise, incluindo elementos góticos e renascentistas. Anos atrás o edifício serviu para várias finalidades e entre seus ocupantes estiveram Maria Tudor e o Cardeal Mazzarino. Sendo confiscado pelo estado em 1793. No núcleo inicial do museu está instalada uma grande colecção de peças medievais e renascentistas de Alexandre de Sommerard que se tinha mudado para lá em 1833. A colecção foi adquirida pelo estado aberta ao público no ano seguinte. A configuração do interior ainda é a mesma da época de sua construção, e o conjunto é um dos mais significativos exemplos de arquitetura do fim da Idade Média em Paris.
As Termas Galo-Romanas são um dos mais importantes sítios arqueológicos romanos em solo francês remanescentes de um tempo, em que se desenvolvia em Paris uma grande cidade, com imponentes monumentos e villas aristocráticas. Parte do edifício está em um estado bastante razoável de conservação em virtude de seu uso continuado ao longo de toda a Idade Média, servindo a diferentes usos após sua desactivação como casa de banhos. Divide-se em três espaços principais: O antigo frigidarium (anexado ao Hôtel), uma calda e um caldarium, estes últimos em estado de ruína parcial, mantendo ainda as paredes e fragmentos decorativos como mosaicos. O complexo é completado por um jardim de 5 mil m² que recria em uma interpretação livre o espírito dos jardins medievais.